ADVENTO – PE. LAMBERT NOBEN

Menu

ADVENTO – PE. LAMBERT NOBEN

formacao_o-que-e-o-adventoNo antigo testamento, advento significava a espera do Messias; Maria com sua disponibilidade aceitou colaborar para que esta vinda fosse possível na noite de Natal. Já faz mais de 2000 anos que Ele está presente neste mundo; presente na comunidade, presente no irmão pobre, presente na celebração Eucarística, presente pela sua palavra, presente por cada gesto de amor, de perdão  e de bondade. Esta presença não é provisória nem passageira, Ele veio para ficar; “eis que eu estou convosco até o fim dos tempos”.  Por isso, Advento para nós não é espera da vinda do Messias mas espera da vinda do Reino de Deus, e como Jesus precisou de Maria para poder vir, hoje o Reino de Deus precisa de todos nós, povo de Deus, para poder vir em todo lugar, em todo recanto do mundo, em cada coração. Deus quer reinar nos corações pelo amor.

Seu reino é feito de paz, de fraternidade, de perdão, de solidariedade, de justiça social, de respeito pela igualdade de todos as pessoas humanos. Só que estamos longe de ter construído este Reino, existe tanta injustiça, tanta violência, tanta opressão e exploração, tanto ódio que realmente estamos longe de ter concluído a missão que Jesus nos confiou. Rezamos no Pai Nosso, ”venha a nós o vosso reino” e achamos que ele virá milagrosamente, e esquecemos que é nossa tarefa principal fazer com que ele chega, claro com a ajuda de Deus, mas também pela ação solidaria de todos nos.

Cristo veio e jogou o alicerce deste Reino, nos mostrou o material com que nós deveríamos trabalhar; amor, justiça, partilha, solidariedade, perdão, nos prometeu sua ajuda, nos deu sua graça pelos sacramentos e nos enviou pelo mundo todo, ensinando a todas as pessoas o que Ele nos ensinou, amando como Ele nos amou e ama até hoje.

Cabe a nós construir o Reino sobre o alicerce que é Cristo, construir este Reino no meio das vicissitudes, das fraquezas e dos fracassos de cada dia, com uma esperança e perseverança que não se deixam desanimar nunca porque Deus é nossa força. Se Jesus veio de uma vez, na noite de Natal, o advento para nós hoje é um longo processo de cair e levantar porque precisa de colaboração livre e voluntária de todos nós, precisa de conversão dos corações ao amor.

Mas nós somos tão lentos em nos converter, acreditamos tanto em nossas devoções e superstições e tão pouco no amor, não queremos abandonar nossas atitudes de espectadores para nos tornar cristãos atuantes, que o Reino de Deus vai demorar a chegar. Construímos ricos templos mas não construímos comunidade fraternas, oferecemos muita coisa a Deus mas tão pouco aos filhos pobres de Deus, acreditamos mais nos políticos do que acreditamos no Evangelho, ajuntamos fortunas no banco e somos pobres de graça de Deus. Por tudo isso nos esquecemos Advento hoje e fazer acontecer o Reino de Deus num mundo a ser salvo.

Texto Escrito pelo Pe. Lambert Noben MO – Padres do Trabalho lambertnoben@gmail.com