DESANIMAR NUNCA

Menu

DESANIMAR NUNCA

man-93951_1280Muitas coisas na vida tentam desanimar a gente; as próprias dificuldades da vida, o monotonia do dia a dia, o cansaço de lutar, as críticas dos outros, a falta de resultados rápidos e visíveis, não ser valorizado e elogiado pelo esforço feito, as notícias negativas que a televisão espalha diariamente com fartura, a corrupção daqueles que foram eleitos para promover o bem comum, a violência que nos espreita a todo momento e em todo lugar, as dificuldades financeiras, as grandes injustiças mundiais, que provocam tanta fome, miséria e mortes e por ai vai. Tem ainda os pessimistas que dizem; sempre foi assim, sempre será assim, não adianta lutar, isso nunca vai melhorar.

O Cristo nos diz; não tenhais medo pequeno rebanho, eu venci o pecado, a morte, eu venci a mal e o mundo. Ele ainda diz, quem perseverar até o fim será salvo. Mas é tão difícil perseverar até o fim. Tantos desanimam no meio do caminho, tantos  nos desanimam e abandonam. Ai Jesus fala; minha graça lhe basta e São Paulo acrescenta; eu sei em quem coloquei minha esperança e ainda; eu tudo posso naquele que me fortifica.

Realmente a vida é uma luta árdua mas a fé nos diz que a própria luta é que dá valor a vida, Jesus já dizia que até um copo de água dado por amor tem valor de eternidade. A luta de cada dia para ser fiel a nossa missão e compromisso faz a vida tão rica e encantadora, uma vida sem esta luta seria chata e monótona. Deus fez de nos seus colaboradores na grande obra da criação e o Cristo nos associou na linda obra de salvação do mundo e da humanidade através do amor solidário. Nunca podemos desistir nem desanimar nesta linda tarefa, mesmo se tantas pessoas tentam nos dissuadir. É a luta, o esforço e a perseverança que dão valor à vida e é o nosso amor associado ao amor de todos os irmãos e irmãs de boa vontade que construirá um novo céu e uma nova terra, que implantará o Reino de Deus em nosso mundo. Todas as grandes conquistas foram frutos de uma perseverança generosa, toda vitória vem depois de uma luta corajosa, e a coisa mais chata é uma vida sem meta nem esforço para atingir esta meta. Tanta gente não sabe por quê vive e quando a gente não sabe por quê vivemos também não saberemos como viver. A vida é feita de luta e só quem lutou com perseverança até o fim vai saber o sabor da vitória. A maior vitória é sobre nós mesmos, sobre nossa preguiça, nosso cansaço, sobre o desanimo. Quem tem uma meta na vida conseguirá vencer qualquer dificuldade para atingi lá. Perseverar até o fim custa uma vida mas vale uma eternidade.

Texto Escrito pelo Pe. Lambert Noben MO – Padres do Trabalho lambertnoben@gmail.com