É PRECISO TEMER O TEMER

Menu

É PRECISO TEMER O TEMER

Brazil's President Michel Temer looks on during a news conference at the Planalto Palace in Brasilia, Brazil, November 27, 2016. REUTERS/Ueslei Marcelino

Brazil’s President Michel Temer looks on during a news conference at the Planalto Palace in Brasilia, Brazil, November 27, 2016. REUTERS/Ueslei Marcelino

 

 

Ele é perigoso; primeiro apunhalou pelas costas a sua parceira de dois mandatos que o arrastou num cargo que por ele nunca poderia alcançar, para depois usurpar seu lugar como presidente da república. Logo ele roubou a esperança dos pobres, dos doentes do SUS, dos estudantes pobres, congelando por vinte anos todos os programas sociais. Em seguida massacrou a classe trabalhadora, aniquilando com uma canetada cem anos de luta trabalhadora, acabando com a CLT, reintroduzindo novamente a escravidão que agora se chama terceirização geral. Entregou a terra dos povos indígenas a bancada ruralista, Fechou as galerias do congresso ao povo. Em seguida foi a aposentadoria e a previdência social onde só os pequenos e pobres pagam sua contribuição enquanto os grandes capitalistas tem dívidas astronômicos. Voltamos cem anos atrás quando o capitalismo selvagem dominava e explorava e oprimia tudo.  Por que esta perseguição aos pobres e os privilégios dos ricaços? É que pobre não paga propina. Mais que os capitalistas tem lucros e maiores propinas podem pagar aos políticos que os recompensam com mais vantagem, mais proteção, mais favores.

De onde vem a riqueza? Criação de Deus e transformado pelo trabalho. Político não produz nada, dono de empresa não produz nada, banqueiro não produz nada, mas são eles que tem os lucros maiores, explorando e aproveitando do trabalho os pequenos, dos operários, dos pobres, vendendo a riqueza da terra doada por Deus a todos, como si fossem seus bens particulares de alguns apenas. Eles pretendem que a economia (lucro do capitalistas) está aumentando, mesmo se para isso a grande maioria do povo está perdendo seus direitos a uma vida digna. O que é progresso, o que é recuperação? Lucro exorbitante de uns, e miséria para muitos? Ou vida digna para todos?

Eu nunca entendi porque se precisa gastar tantos milhões para uma campanha eleitoral. Nas eleições não se deveria eleger as pessoas mais capazes, mais bem preparadas, mais honestas? Pessoas reconhecidas por todos como pessoas capazes e honestas sem precisar enganar nem comprar os eleitores? E infelizmente se elege as pessoas que gastam mais, compram mais, corrompem mais, quer dizer as mais corruptos que já se venderam aos capitalistas que lhes deram maior propina e que depois serão mais beneficiados e protegidos para ter maiores lucros, e tudo isso às custas do povo. Quem paga as propinas sem o saber e sem o querer é o pequeno, o trabalhador, o povo em geral. Nem o político, nem o capitalista quer lucrar menos, então pegam de quem não pode se defender, se proteger, que é o zé povinho, o cidadão comum, tirando dele direitos já conquistados, mesmo se a constituição de1988 proíbe qualquer retrocesso social, a retirada de qualquer conquista social já alcançada. Não é a toa que a Bíblia, desde o antigo testamento condena a corrupção, a exploração do pobre como o maior e o pior de todos os pecados. E cristo diz que quer vida plena para TODOS.

Texto Escrito pelo Pe. Lambert Noben MO – Padres do Trabalho lambertnoben@gmail.com