Pastoral da Criança

Menu

apresentacao1

Pastoral da Criança

criancaOrganismo de Ação Social da CNBB A Pastoral da Criança é apontada como uma das mais importantes organizações em todo o mundo a trabalhar nas áreas de saúde, nutrição e educação da criança, desde o ventre materno até os seus anos de vida, e de prevenção da violência no ambiente familiar, envolvendo necessariamente as famílias e comunidades.
A história da Pastoral da Criança é uma história de muito amor, de esperança, de enfrentamento de situações,mesmo as mais difíceis, dando a volta por cima e seguindo adiante, sempre em frente. Afinal o horizonte está aí, a nossa vista, e ela que queremos chegar….”Onde todos tenham Vida e a tenham em abundância”.(Jo.10,10)

NOSSA MISSÃO
A missão da Pastoral da Criança é a própria missão de Jesus, que é também a missão da igreja e de todos os cristãos: EVANGELIZAR.
Com sua presença transformadora, Jesus anunciava o Reino de Deus e a Esperança de um mundo mais humano e solidário.ele denunciava a injustiça e a exclusão social. É o que a Pastoral da Criança procura fazer: estar a serviço da Vida e da Esperança, da fé, do amor, da alegria e da Paz.
A dinâmica do Trabalho consiste em: Capacitar líderes comunitários que residam na própria comunidade para a mobilização das famílias nos cuidados com seus filhos.

OBJETIVOS :
Diminuir as doenças e as mortes facilmente preveníveis entre as crianças e as mulheres.

Acompanhar as famílias para que sejam preparadas para assumir com responsabilidade a Missão de cuidar da saúde, da nutrição,da educação e da fé das crianças, desde o ventre materno.

Democratizar o conhecimento e a prática das ações básicas de saúde, nutrição e educação, essenciais ao desenvolvimento da vida.

Resgatar os valores culturais da solidariedade entre as famílias , da co-responsabilidade social, da cidadania, da ecologia e da paz.

Propiciar a organização comunitária para a vivência cotidiana da Fé integrada a vida e da celebração da Palavra de Deus.

Criar condições para que a mulher se torne agente de sua própria promoção, de sua família e da comunidade.

Despertar, capacitar lideranças comunitárias para que se integrem à ação missionária da Pastoral da Criança.

METODOLOGIA:
Ver, Julgar, Agir, Celebrar, Avaliar.
Esta metodologia conta com 3 grandes momentos de intercâmbio de informações que ajudam no fortalecimento da Solidariedade.
1. Visitas domiciliares mensais,realizadas pelos líderes a cada família acompanhada.
2. Celebração da Vida, quando cada comunidade se reúne para pesar as suas crianças. Esse dia se transforma num momento de fraternidade, partilha e festa.
3 Reunião com todos os líderes de uma mesma comunidade para refletir e avaliar o trabalho realizado nomes anterior.

NOSSAS PERSPECTIVAS:
Na Arquidiocese de Belo Horizonte, a Pastoral de Criança quer formar uma verdadeira corrente de solidariedade humana e cristã, priorizando o desenvolvimento integral da pessoa humana, capacitando lideranças para trabalhar diretamente com as famílias e crianças, realizando nossas ações à luz do Evangelho.

Responsável Pastoral da Criança em nossa comunidade

Natalia  – 3483 8683

 

Site oficial

http://www.pastoraldacrianca.org.br